5 sinais de que sua gengiva precisa de atenção
- COR - Clinica Odontológica Rosatti
- 24 de abr.
- 2 min de leitura
Quando falamos em saúde bucal, muita gente pensa apenas nos dentes. Mas as gengivas têm um papel fundamental na sustentação, proteção e até na estética do sorriso. Infelizmente, os sinais de que algo está errado costumam ser ignorados até que o problema se agrave. Neste post, você vai descobrir cinco sinais de alerta que indicam que sua gengiva pode estar precisando de cuidados.
1. Sangramento ao escovar ou passar fio dental
O sangramento gengival nunca é “normal”. Pode ser um sinal precoce de gengivite, uma inflamação causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Ignorar esse sintoma pode levar à evolução para periodontite, uma doença mais grave que compromete o osso que sustenta o dente.

2. Gengiva vermelha, inchada ou sensível
Gengivas saudáveis têm coloração rosa clara e firmeza. Quando estão avermelhadas, inchadas ou doloridas ao toque, isso pode indicar inflamação crônica. O problema pode evoluir de forma silenciosa, levando à perda de estrutura de suporte do dente.

3. Retração gengival (dentes “crescendo”)
Se você sente que os dentes estão ficando mais longos, provavelmente está ocorrendo retração gengival. Isso pode deixar a raiz dentária exposta, causar sensibilidade e facilitar o acúmulo de bactérias em áreas difíceis de limpar.

4. Mau hálito persistente (halitose)
O mau hálito contínuo pode ser causado por bactérias acumuladas abaixo da linha da gengiva. Mesmo com boa escovação, se há infecção periodontal, a halitose persiste. Isso exige uma abordagem profissional para eliminar o problema na raiz.

5. Mobilidade dos dentes
Se algum dente está “bambo” ou se movimentando mais do que o normal, é sinal de alerta máximo. Isso indica possível destruição do osso de suporte por uma periodontite avançada — e exige tratamento imediato para evitar a perda dentária.

Se identificou algum desses sinais ou deseja um check-up periodontal, agende uma consulta com nosso especialista. Cuidar do seu sorriso vai muito além da estética: é um investimento na sua saúde.
Comentarios